domingo, 2 de abril de 2006

O SEGREDO DA LONGEVIDADE DOS FELINOS...


Posted by Picasa O siamês Tom completa 20 anos hoje(02/04/06) o que equivale a 93 anos humanos.

O SEGREDO DA LONGEVIDADE DOS FELINOS, QUE PODEM CHEGAR AOS 30 ANOS.

Na quarta idade

[por Deborah Giannini]

"Você ainda tem aquele gato?", pergunta, estupefato, um amigo do artista plástico Eduardo Srur, 31, cujo siamês, Tom, completa 20 anos no próximo dia 2. Srur e seu amigo tinham 11 anos quando Tom, o filhote mais arisco da ninhada, foi adotado pela família.

Duas décadas depois, Tom continua "inteirão", mas com um ar bem mais sereno, alguns bigodes retorcidos e o olhar cansado. "Ele nunca teve problema de saúde; só quebrou a perna uma vez e ficou engessado, quando meu irmão caiu em cima dele ao derrapar no tapete enquanto corríamos pela sala", conta. Isso faz mais de dez anos.
Com a maturidade -20 anos felinos correspondem a pouco mais de 90 anos humanos-, Tom tornou-se mais tolerante (parou de morder estranhos, segundo o dono), mais "fresco" (só come o que o dono come, leia-se carne de primeira e frango desfiado) e bem mais dorminhoco -das 18 horas que um gato jovem costuma dormir, ele passou para cerca de 22, 23 horas. Ultrapassar a barreira dos 15 anos não é para qualquer bichano.

A expectativa de vida de um gato de rua é de cinco anos; de um doméstico, de dez. Segundo o "Guiness" deste ano, o gato mais velho do mundo se chama Creme Puff, ainda está vivo, mora nos Estados Unidos e tem 36 anos. "Não é absurdamente raro um gato chegar aos 30 anos.
Um bicho castrado e bem tratado consegue alcançar os 20", afirma o biólogo Carlos Alberts, do laboratório de comportamento de felinos da Unesp-Assis. Com uma vantagem em relação aos cachorros: tendem a manter o aspecto jovem. "O cão é como o homem, sua aparência vai degradando com o avanço da idade, vão ficando com os pêlos brancos e envelhecidos; já os gatos não aparentam", diz.

O biólogo credita isso aos alongamentos diários dos felinos e a seu hábito da autolimpeza, que contribuiriam para a manutenção da flexibilidade e da percepção por mais tempo. Cientistas ainda procuram nos genes a explicação por que um homem vive cinco vezes mais que um gato, que vive cinco vezes mais que um rato. Por enquanto, o metabolismo leva a responsabilidade. "Animais menores dispõem de metabolismo mais acelerado. Um rato, por exemplo, tem 200 batidas cardíacas por minuto, enquanto seres humanos têm, em média, 80. No rato, o coração bate mais rápido, o consumo energético é mais acelerado; é como se o corpo se desgastasse a uma velocidade maior. Então é normal uma expectativa de vida pequena de, no máximo, cinco anos", explica o biólogo. O que ajuda animais como jacarés e jabutis a alcançar idades muito avançadas, segundo ele, é o fato de serem pecilotérmicos, ou seja, de "sangue frio". "Nesses bichos, a temperatura do corpo não é constante, muda conforme a temperatura ambiente e assim, o metabolismo é mais baixo por mais tempo, o que o desgasta menos", explica.
Em qualquer animal, sejam tartarugas, gatos ou homens, estudos recentes estabelecem que a duração da vida depende 35% de fatores genéticos e 65% de ambientais.

Para Eduardo Srur, o segredo de longevidade de seu gato foi o amor que recebeu em casa, o que faz certo sentido, segundo Luciana Deschamps, veterinária da Clínica Sr. Gato. "Um ambiente favorável para uma vida longa inclui um dia-a-dia sem estresse." O estado de estresse está diretamente ligado ao sistema imunológico; quando ele aumenta, a resistência física cai, deixando o organismo vulnerável a doenças. No gato, ele pode ser provocado pela relação com outros bichos ou com as pessoas da casa.

Velho gato

A contagem da idade felina tem uma lógica própria. Acredita-se que o primeiro ano de vida do gato corresponda a 16 anos humanos. A partir daí, calcula-se, em média, quatro anos humanos para cada ano felino. Por exemplo: um bichano de dois anos equivale a um humano de 20; três anos corresponderiam a 25. "Provavelmente esse cálculo, criado por amantes de gatos, se baseie na maturidade sexual, que é um ano para gatos e 15, em média, para seres humanos", afirma Alberts. Segundo ele, um animal com idade entre oito e nove anos já é "bem vivido" (cerca de 50 anos humanos).
As doenças mais comuns relacionadas à terceira são as do coração, de insuficiência renal crônica, tumores e problemas de visão e audição. "A castração aumenta a expectativa de vida, pois previne câncer nos órgãos reprodutores e ainda diminui o comportamento sexual, que inclui brigas, no caso dos machos, e grande quantidade de cópulas, no caso das fêmeas, o que aumenta a chance de contrair vírus e bactérias."

Para prever o futuro de um gato, é importante olhar o seu passado. Sua árvore genealógica diz muito sobre sua vida. "A característica da longevidade pode vir de família", afirma a professora-titular aposentada Mitika Hagiwara, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. Segundo ela, vira-latas tendem a viver mais que gatos de raça. A explicação é simples: a seleção de características como cor e pelagem, que determinam o padrão de uma raça, acaba tornando esses bichos mais suscetíveis a determinados problemas, como a má-formação óssea ou a predisposição a pedras nos rins; já em relação aos SRD (sem raça definida), ocorre o contrário: a seleção é feita ao acaso e a possibilidade de um problema genético é menor, pois um gato com "defeito" não teria conseguido sobreviver. Quem manda é a velha seleção natural.

Foto: Leonardo Papini/Folha Imagem

Texto: Débora Giannini – enviado a mim pela amiga Ada.

http://fotolog.terra.com.br/gdegatta

Nenhum comentário: