quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

FOGOS DE ARTÍFICIO E ANIMAIS

Fogos de artifício enlouquecem os animais na virada do ano. O Colunista Fowler Braga, da ONG Focinhos Gelados, dá a solução:


Estamos chegando ao final de mais um ano e, com ele, para os que possuem animais domésticos vem o "tormento" dos fogos de artifício. Há uma infinidade de problemas decorrentes dos fogos de artifício: traumas, estresse, latidos e, mais grave, fugas e mortes acidentais provocadas por atropelamentos ou enforcamentos. E como resolver?


É necessário tomar medidas preventivas para evitar o pior. Não manter o seu cão preso à coleira e corrente é uma delas. É mais comum do que se imagina acidentes por enforcamento, na tentativa de fugir do barulho excessivo. A família estará em plena confraternização e poderá esquecer que o animal está preso pelo pescoço.

Não há solução definitiva e nem única. Cada animal pode apresentar reações diferente uns dos outros. Apenas uma certeza: todos os bichos sofrem com os fogos, e não apenas os cães. Vamos ver quais as medidas mais simples?

- Proteja o animal: coloque-o em um cômodo da casa onde ela não poderá fugir e sem peças que poderão machucá-lo, pois ele fica agitado

- Prepare o ambiente: colocar música em um volume normal no mesmo ambiente, algumas horas antes do horário convencional das comemorações (o ideal é com pelo menos 3 horas de antecedência)

- Pergunte ao veterinário: você deve ter um veterinário de confiança (se não tem, deve ter!). Converse com ele e colha sugestões

- Cuidado com remédios: nem sempre um calmante/anestésico é uma boa solução. Principalmente se a indicação vier de uma pessoa conhecida. Pode ter funcionado muito bem com o animal dela, mas poderá ser um desastre com o seu. Consulte sempre o veterinário.

Terapias alternativas e complementares

Já faz um certo tempo que as chamadas terapias alternativas (homeopatia, florais, acupuntura etc) têm sido utilizadas como complemento. Os Florais de Bach dão bons resultados com alguns animais. Outros adaptam-se melhor com homeopatia ou até com acupuntura. Não há receita única, lamento!
Cães são seres sencientes e, como nós humanos, cada um tem comportamento próprio decorrente de sua individualidade. E há a influência do meio. Por isso, é importante que ao consultar um terapeuta complementar.
Tenha paciência com as perguntas que, aparentemente, não têm relação direta com o animal. O terapeuta sabe exatamente o que está buscando.
Uma dica prática, em relação aos Florais, é que se dê preferência aos que NÃO utilizem conservantes. As farmácias de manipulação costumam dizer que a essência assim preparada não vai durar mais do que 24 horas. Não é verdade. basta colocar na geladeira que dura 15 dias. Sem conservantes a essência será mais efetiva.

Florais de Bach podem ser usados em conjunto com medicamentos alopatas ou homeopatas, não há nenhum problema. E são eles que tem oferecido melhores resultados nestes casos de fogos de artifício, pois atuam principalmente nas emoções e não apenas no físico. Lembre-se: não há uma solução única, mas a recomendação da terapeuta floral Martha Follain é:

RESCUE + CHERRY PLUM + ROCK ROSE + MIMULUS + VERVAIN + SWEET CHESTNUT

Para cães de pequeno e médio porte e gatos, 4 gotas da fórmula, 4 vezes ao dia, diretamente na boca do animal. Para se ter absoluto sucesso no tratamento, é interessante que se tenha continuidade, não esquecendo de ministrar as gotinhas regularmente. Comece o tratamento pelo menos cinco dias antes do Reveillon e estenda-o até o dia 3 de janeiro, já que algumas pessoas insistem em prolongar a barulheira!

Se você vai viajar e deixar seu animal com alguém repasse para esta pessoa de confiança todas as recomendações que colocamos neste artigo. E boa comemoração!





Fowler Braga Filho é engenheiro,
amante dos animais e membro
da Organização Focinhos Gelados, www.focinhosgelados.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Amigo!
Desculpe a intimidade mas é que todo mundo que gosta de animais eu já considero um amigo. Obrigada pelo texto e pelas dicas. Tenho uma cadela que sofre muito com as trovoadas e fogos de artifício. Fica o dia todo me acompanhando e deitada aos meus pés. Vou tentar os florais.
Abraços!
Clarissa