domingo, 20 de maio de 2007

CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL.

Clique na imagem para amplía-la.

A Verdade sobre circo com animais

Brilhos, Luzes, Diversão! Palhaços, Mágicos e muitos Animais em cena. Como será a vida no circo antes e depois do show ?

Você já parou para pensar no tratamento dado ao elefante tão grande e obediente, aos leões e felinos que obedecem ao se treinador, aos ursos engraçados, aos macacos que fazem a alegria da criançada ?

Como será o treinamento desses animais? Como eles são transportados de um lugar para outro? Como é a vida dos animais do circo?

Histórias de Circo que não são contadas

A imagem feliz dos animais de circo é apresentada pelos promotores do circo e perderia todo seu charme se os detalhes horríveis de seu tratamento, treino, confinação e vida sofrida viessem à tona.

Treinando os Animais de Circo

O especialista em comportamento animal Jairo Motta, que treina animais para propagandas, deu um depoimento ao Diário Popular do dia 16 de abril de 2000, onde explicou que os circos adestram os animais pelo método descoberto pelo cientista russo Ivan Pavlov, morto em 1936: o condicionamento através da dor.

Os famosos ursos dançarinos, por exemplo, são obrigados a pisar em chapas de metal incandescente ao som de uma determinada música. No picadeiro, os ursos ouvem a música usada durante a tortura e começam a se movimentar, dando a impressão de estar dançando, mas na verdade apenas se lembram das chapas quentes e automaticamente começam a erguer as patas.

O domador de leões acerta o chicote na ponta dos dedos ou no lombo dos animais. Depois de um certo tempo, o estalo de chicote no chão, o animal já se intimida e associa o barulho à chibatada. Além disso são usadas barras de ferro.

Os macacos são chutados e apanham com chicote e pauladas na face. Muitos têm seus dentes arrancados.

Os elefantes, acorrentados, apanham com cabos de machados e paus com ganchos e são frequentemente agarrados com instrumentos pontiagudos pelas trombas, pernas traseiras e orelhas.

Os cavalos são açoitados por detrás das orelhas e no nariz.

Além disso todos os animais estão sujeitos à constantes choques elétricos, privação de água e comida e chicotadas.Os animais do circo trabalham com medo!


O dia-a-dia dos animais

Todos os animais de circo são aprisionados até a sua morte. Além de passar fome, os animais ficam confinados sem as mínimas condições de higiene, sujeito à diversas doenças, inclusive doenças contagiosas ao próprio ser humano, como por exemplo a tuberculose.

Tigres e leões ficam em jaulas tão pequenas que mal podem virar-se. Os Elefantes permanecem acorrentados o tempo inteiro. A apresentação dos animais é baseada no medo, na tortura e na anulação dos seus próprios instintos.

Uma questão de Comportamento

Você já notou que os elefantes dos circos ficam balançando de um lado para o outro?

Esse não é um comportamento normal. É o resultado de viver anos acorrentado, negado à necessidade de se mover livremente de um lugar para o ourtro.Os elefantes são animais sociáveis que vivem livres nas selvas com famílias unidas em grandes manadas. Enquanto livres, os elefantes caminham de 30 a 40 Km por dia coletando àgua e comida.

A vida é cruel para os animais de circos. A falta de comida, a tortura e o confinamento causa um comportamento agressivo nos animais . Você se lembra do incidente do CircoVostok? No circo Vostok um garotinho de apenas 6 anos foi morto por leões que estavam a 2 dias sem comer.

Por serem mantidos em cativeiro, os animais ficam estressados e adquirim hábitos como andar em círculos, morder grades, mastigar correntes ou dormir demais. Muitos animais entram em depressão.

O Transporte

Os animais viajam constantemente por muitos quilômetros, de cidade em cidade , dentro de carrocerias escuras e sem ventilação.As carrocerias que transportam animais não possuem o controle de temperatura e os animais sofrem muito por causa disso.
Os elefantes ficam em pé, acorrentados no mesmo lugar por horas a fio.
Durante a viagem não há agua ou alimentos frescos para os animais.

Depoimentos de Treinadores de Circos

Alguns treinadores, nos contaram as seguintes histórias:

"Faltando apenas duas semanas para a noite de estréia tínhamos que trabalhar rápido e preparar os elefantes para a apresentação....
... A mais jovem era muito tímida e assustada.Um dia, a colocamos na arena para treinar. Ela não conseguia realizar os truques e fugiu. A pegamos e a trouxemos de volta, forçamos para que se abaixasse e começamos a castigá-la por ter sido tão tola....
De repente, paramos de bater e olhamos um para o outro . Ela chorava como um humano, largada e deitada de lado, lágrimas escorriam de seus olhos e soluçava desesperadamente."

"Era uma inocente e doce ursinha marrom que nunca machucou ninguém...mas algumas vezes ela tinha dificuldade para realizar os malabarismos. Apanhava com uma longa vara de metal até que estivesse sangrando e gritando de dor. Ela ficou tão neurótica que batia sua cabeça contra sua pequena gaiola. Finalmente ela morreu."



Circo Legal

Nós não somos contra o Circo. Somos contra a apresentação de animais nos circos.
Você já ouviu falar no "Cirque du Solei"?
É um Circo em que os animais não são usados. Há apresentações de mágica, palhaços, música, dança e muito malabarismo. O cirque du Solei é considerado hoje, o Circo com as melhores apresentações e artistas do Planeta. Circos que não utilizam animais:
No Brasil:
CIRCO POPULAR DO BRASIL - do ator Marcos Frota
O CIRQUE AHBAUI (nome francês mantido porque o circo foi criado na França)

No exterior:
CIRCO DE SOLEIL (CIRQUE DE SOLEIL) -
CIRCO OZ ( CIRCUS OZ)

Lembre-se :

A única lição que as crianças aprendem ao assistirem as apresentações dos circos, é que o homem é incapaz de respeitar os animais os forçando a realizar truques que não são de sua natureza.
As torturas a que esses animais são submetidos torna os circos um ambiente inseguro para você e sua família.
Somente quando as pessoas souberem que o o uso de chicotes, ganchos pontiagudos, choques elétricos, privação de àgua e comida e até mesmo o uso de drogas são alguns métodos usados para forçar a atuação dos animais, será o fim dessa tradição cruel e infeliz.

Como Ajudar :

Para Ajudar a Aliança Internacional do animal nessa campanha, você poderá nos enviar novas idéias, recomendar o nosso site à seus amigos. Mas o principal que você poderá fazer é não ir à Circos que usem animais em suas apresentações. Pois os circos só existem por causa de seu público. Talvez sem o público, os responsáveis pelos circos se conscientizem de que as pessoas não estão interessadas em apresentações feitas à base de sofrimento e comecem a pensar em outros tipos de atrações.

(Extraído do site: http://www.aila.org.br)

2 comentários:

Anônimo disse...

Vereadores de Foz do Iguaçu querem proibir animais em circo na cidade

Na sessão ordinária de ontem (7) os vereadores de Foz do Iguaçu, Paraná, aprovaram em primeira discussão, por unanimidade, o Projeto de Lei 16/2008, de autoria do vereador Braiz de Moura, projeto este que proíbe o uso de animais em espetáculos, como apresentações circenses e rodeios.
Agora o projeto terá sua segunda e última votação amanhã (09) e segundo o vereador Braiz de Moura: “esse primeira votação só vem mostrar o quanto a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu está preocupada com as questões ambientais, esperamos que na segunda votação nada diferente aconteça e assim, possamos dar um basta na crueldade e maus-tratos aos animais no âmbito da cidade de Foz do Iguaçu, alguém tem que dar exemplo para as gerações futuras, façamos igual outras 50 cidades brasileiras: acabemos com essa prática cruel.”

Para maiores informações, acessem: http://www.cmfi.pr.gov.br/pdf/projetos/686.pdf

lizandro disse...

Tem uma petição online que pode ajudar a proibir isso, só que é importante assina até 21/08
que será decidido sobre projeto que pode proibir animais em circo, só tem 17.000, é nada pra mais de 20 milhões de internautas brasileiros, assinatura, http://www.petitiononline.com/plcircos/
eu fiz vários links com imagem (pra petição)usando essas imagens e deixei disponíveis nesse endereço abaixo, pra quem tem blog e quiser colocar uma como gadget, o visitante clica na imagem abre o site da petição em nova janela. Tem pra três petições mais as imagens são varias e pode escolher(só copia código), eu diria pra usar as mais chocantes, da melhor resultado, mostram um pouco do que acontece atrais de um picadeiro.



http://blog.foitestado.com/2008/08/petio-online-no-orkut-msn-blog-veja-as.html